O P!taKo

Um blog para a SUA opinião!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Duelo de Titans

Não há dúvidas quanto a importância social do jornalismo e de seus profissionais. Porém, a legitimação social do campo não deve ser confundida com imunidade dos jornalistas. O colunista da Veja, Diogo Mainardi, ganhou na última Sexta- Feira, o processo que o condenava a pagar R$30 mil ao Secretário de Comunicação, Franklin Martins, por calúnia e difamação.
A briga de "gigantes", começou quando Mainardi publicou que Franklin, na epóca comentarista político da Globo, influenciou a indicação do seu irmão a um cargo na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Franklin rebateu com a ação por danos morais, além do esclarecimento em “Desafio a um difamador”. O duelo seguiu então, com o texto de Mainardi “Franklin, o ‘Conceituado’” além de outras três colunas dedicadas a Franklin.
O ganho de causa de Mainardi, exemplifica um estado em que a moral nada vale, no qual "quem tem boca fala o que quer". O prejuízo, logicamente, fica com o acusado, que se não tiver poder de fala, jamais ganhará um direito a resposta. E, em casos mais extremos, como o aqui recém-citado escola base, os prejuízos serão eternos.
Em contrapartida, este fato demonstrou que nem sempre os representantes do estado, utilizam de sua influência para ganhar processos. A sorte, é que a maioria dos jornalistas, não saem por aí difamando as pessoas sem provas, como o coleguinha Mainardi. Em suma: o mundo, ainda, tem jeito.

1 Comentários:

Blogger Professor Fábio Santos disse...

É infelizmente algumas pessoas que trabalham na midia, têm poder d+e responsabiliade d-.

9 de junho de 2008 às 13:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial