O P!taKo

Um blog para a SUA opinião!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Pérolas ao Pólo!


O nosso querido complexo petroquímico (da Bahia) está comemorando suas bodas de Pérola ( 30 anos). E, em comemoração haverá shows e festas até o próximo dia 12 de Julho. Quinta-Feira mesmo, houve um show exclusivo com Maria Bethânia e a Orquestra Sifônica da Bahia em uma das mais importantes teatros baianos, o TCA. Enquanto outdoors foram espalhados pelas ruas da cidades demonstrando orgulho que a Bahia tem do seu Pólo.
Segundo o site oficial da comemoração, o Pólo é também motivo de orgulho para todos que, de alguma maneira, contribuíram para que o Pólo se tornasse o maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Estado, o Nordeste e o País.
Sem dúvida essa Bahia orgulhosa não é a dos baianos do pólo, que tem reservado para si os piores cargos e salários do complexo industrial.




Marcadores: , , ,

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A culpa é do etanol


Ontem o Sbt Brasil, telejornal das oito (rs), exibiu uma reportagem mostrando o excessivo aumento do preço da carne de boi, seguido de um comentário do âncora Carlos Nascimento, apontando o etanol como uma possível causa (não mostrada na matéria).
Recentemente virou moda culpar o etanol por o aumento no preço dos alimentos (a cana-de-açúcar ocupa as áreas de plantio de alimentos e de pasto), pela degradação ambiental (monocultura prejudica o sistema ambiental) etc. Além de não ser a primeira vez que o etanol é culpado pelo problemas de um país. Nos EUA, até o aumento no preço dos ingressos de cinema virou sinônimo de retaliação da nova tecnologia.
Não é inocentando a cana-de-açúcar, mas já passou do momento de arranjar outro bode expiatório não? Há anos que vem ocorrendo excessivo aumento de preço não só na alimentação, mas em outros produtos básicos. A fabricação do etanol tem suas responsabilidades no aumento dos preços, porém não deve ser apontado de forma reducionista como única causa, assim os brasileiros jamais perceberão a complexidade da sua economia, e a dificuldade de abaixar os preços sem prejudicar o país.
Neste sentido o presidente Lula já está fazendo sua parte, defensor agressivo do etanol, discursou no início do mês sobre. E enquanto isso quem sofre é o telespectador/consumidor.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exército Brasileiro: Braço forte, Mão amiga (de quem)????

Passou ontem em todos os jornais da tevê: O ministro da defesa, Nelson Jobim, dentro de uma casa simplissíma no morro da providência (que até todos aguardam), bebendo café em copo reutilizado de extrato de tomate, enquanto acalmava a senhora ao seu lado com os dizeres "não vai ficar impune". Acontece que a simpática senhora (pelo menos de relance), coadjuvante de Jobim e o café, é tia de um dos meninos encontrados mortos no último Domingo. Não que isso importe, logicamente.
Segundo o blog fazendo Media, a satisfação exigida pela "tia"ao ministro não foi a única reação adversa. Jobim teria saído do morro embaixo de vaias dos moradores, que exigiam também a retirada imediata das tropas do exército. Este último atendido há pouco.
Os moradores já haviam protestado no Sábado, após a notícia do sumiço dos rapazes, ateando fogo em um ônibus e depredaram outros nove. Há cinco mesmes, uma reportagem do A nova Democracia, já denunciava o abuso dos militares no morro da porvidência (não deixo de imaginar quão sugestivo é este nome). Como invasão de domicílio, revistas indiscriminadas até em crianças, perda de privacidade e queda no movimento do comércio local.
Quero finalizar com o pitaco de Carlos Latuff que diz: A corrupção é a maior, a mais vigorosa e consolidada de todas as instituições brasileiras, e nem todo o rigoroso treinamento e a hierarquia da caserna poderá livrar soldados ou generais de suas armadilhas, porque no sistema capitalista tudo está a venda, inclusive a honra.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ditadura virtual


Segundo o site O Globo, aumentou o número de prisões de blogueiros pelo mundo. Desde 2003, 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em um blog, afirma um relatório da ONU, e no ano passado, o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior.
O relatório diz que o aumento do número de prisões se deve ao fato da "crescente" importância política dos blogs. O documento afirma que as prisões tendem a aumentar em tempos de "incertezas políticas", como eleições gerais ou durante grandes protestos.
O WIA prevê que neste ano serão presos mais blogueiros do que no ano passado, por conta da crescente popularidade do meio, da maior imposição de restrições à rede e das eleições na China, Paquistão, Irã e Estados Unidos.
Melhor ter agora cuidados com as palavras, pois já imaginou se essa moda pega no Brasil? Amém.

sábado, 14 de junho de 2008

Arte do consumo comunista


A arte é uma revolta contra o destino, como disse o escritor francês, André Malraux. Nunca essa frase se aplicou tão bem quanto no caso de Han Yajuan, Li Li e Wang Ke. Essas três chinesinhas de nomes esquisitos, atravessaram o globo através da sua arte, e desembarcaram aqui, mais precisamente em São Paulo. Elas não vieram pois, não tiveram o visto concedido pelo governo.
As chinesas, são da chamada "geração cartoon",que despontou em Guangzhou nos anos 90 e usa o cartoon em suas obras. Uma das principais característica dos artistas que seguem esta tendência é o uso de figuras estilizadas que frequentemente têm partes do corpo fora de proporção e pretendem através da telas a oléo mostrar a face consumista da China.
A china, país comunista há 69 anos, está rumando para o capitalismo, devido ao acelerada onda consumista no país. As meninas (todas as idades variam entre 25 e 27 anos) retratam isso de forma bem incisa nos seus quadros. Pessoas com roupas de marcas, consumindo feito loucas, são uma constante em seus trabalhos.
A arte como forma de expandir horizontes parece ser essencial. Li Li, uma das artistas revela: “Parece que todo dia tenho que pintar eu mesma. Se não o faço, posso esquecer quem eu sou”. As obras das meninas já passarma por diversos lugares como Nova Iorque, Amsterdam, Paris, Tóquio e Madri.
Bem, isso comprova que nenhum país é uma ilha.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Os jornalistas vão para o céu?


Exemplos de maus jornalistas não faltam por aí... Muitos abusam do poder que lhes é delegado e outros fazem besteira como qualquer ser humano. Um jornalista alemão fez ontem uma denúncia falsa de bomba em um avião, para não perder o vôo. "Pequenas" coisas que indignam jornalistas sérios, como foi o caso de Luciano do Valle, jornalista esportivo da Band, que desabafou "ao vivo" ontem.

O jornalista, afirmou que só iria trabalhar por que tinha sido obrigado. E condenou seus colegas de profissão ao afirmar que eles não mereciam a titulação de imprensa e defender o diploma: "Pra comentar do meu lado tem que ter diploma. Eles não têm. E não adianta ir na onda deles. Querem bagunça. Querem audiência. Cadê o diploma do Milton Neves? Cadê? Cadê o diploma do Flávio Prado? Cadê? É radialista. Jornalista, não!” e enfatiza: "eu torço é pra acabar logo o jogo, pra ir embora".

O Milton Neves, levou na "esportiva" literalmente, ao afirmar no seu blog que ": O Luciano do Valle é gente boa, meu amigo, fantástico narrador, mando-lhe um abraço fraternal, meu diploma da UNIP em jornalismo dorme quietinho aqui na parede desde 1977, mas diploma não “consagra” ninguém. A maioria do meio não é diplomada e são grandes profissionais. Abraço o Luciano e o cumprimento pela linda narração de ontem e de sempre, bola pra frente e viva o Sport 2 a 0! Acertei na mosca! É só assistir aqui neste post."

Esta foi a resposta dada, a 10 dos 97 comentários (até a publicação deste post), exigindo um pronunciamento do Milton ao pronunciamento do Luciano. Ao questionarem o por que de sre tão repetitivo, Milton foi categórico:"Você queria respostas diferentes para questionamentos iguais?"

Bem que o título deste post poderia ser "pronuciamento de titã".

Assista o vídeo do Luciano:
object width="425" height="344">

quinta-feira, 12 de junho de 2008

SBT Global

Ontem, ao assistir desinteressadamente a TV, me deparei com uma propaganda curiosa do canal do SBT. Achei que meus olhos em enganavam. Não, não podia ser aquilo. Mas a propaganda voltou a se repetir. Uma, duas, Três vezes! E posto hoje na tentativa de que alguém me explique. A rede globo comprou o Sbt? Fizeram uma parceria? Pagou por uma divulgação na mesma? O sbt se deu por vencido???? A propaganda dizia assim:

"Hoje quando terminar a novela da Globo, A favorita, troque de canal e veja Pantanal".

É Carlos Nascimento, não imaginei que você fosse nesse fundo do poço não.

ponto

Marcadores: ,

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pense Direito a publicidade

Há alguns meses mais uma faculdade particular de direito foi criada em Salvador. No caso, foi a Faculdade Baiana de Direito, que começou com uma campanha publicitária de peso. A primeira campanha instalou em diversos pontos da cidade, outdoor com campanhas conscientizadoras. Uma iniciativa bastante interessante, já que o que falta a nossa sociedade, muito mais do que educação, é reflexão.
Porém desde de o dia 09 de Maio, a campanha publicitária mudou de figura. Literalmente. Com uma série de outdoors aprisionados (foram colocadas grades), eram exibidos fotos de pessoas de classe média em suas queridas casa e piscinas. Com a seguinte frase: Tiraram o maior dos seus direitos.
Agora vale a reflexão proposta pela mesma. Será mesmo que as pessoas sorridentes na ilustração são dignas de piedade a tal ponto de fazer uma campanha por sua libertação? Ou será que as diversas obras imobiliárias surgindo na cidade são uma tentativa da solução de tal calamidade?

.

Marcadores: , ,

terça-feira, 10 de junho de 2008

A sexualidade do Brasil

Anos-luz atrás dos países "desenvolvidos", o Brasil ainda deixa a desejar quando o assunto é sexualidade. Porém, está havendo avanços significativos na área. Só na última Quinta-Feira, o ministro da saúde, José Temporão, anunciou que dentro de trinta dias o Sistema Único de Saúde (SUS) irá realizar cirurgia de troca de sexo, procedimento já realizado em Cuba. Nesta mesma Quinta, o presidente Lula participou da 1ª Conferência Nacional GLBT -Gays Lésbicas Bissexuais Travestis e Transexuais- declarando seu apoio ao movimento.
Em contrapartida, o assunto ainda é visto como "algo do outro mundo". Essa semana, um casal de militares gay ganhou grande notoriedade. São os sargentos exército
brasileiro Fernando de Figueiredo e Laci Marinho. Na terça-feira, depois de uma entrevista para uma rede de TV, o sargento Laci recebeu voz de prisão da polícia do Exército, segundo as autoridades militares pelo crime de deserção, mas, para os dois sargentos, o que há é puro preconceito contra os homossexuais.
Como se não bastasse a barbaridade do fato, a mídia brasileira polemizou ainda mais o caso. No Domingo, uma
matéria no Fantástico entrevistou os sargentos e a procuradora do exército. Na entrevista com Fernando perguntam-no qual o seu sentimento por Laci. Ele é bem taxativo na resposta: “Amor. Porque eu acho que o amor transcende. O amor não tem sexualidade.” Além de formar opinião, quão pertinente é esta pergunta ao caso?
Claúdia Lamas, a procuradora do exército, ao ser entrevistada pela equipe do Fantástico demonstrou que não existe preconceito na prisão do sargento. Para tal, exibe um código da lei do exército, que pune o crime de pederastia (o sargento foi preso por deserção). O texto define o delito: qualquer ato libidinoso, homossexual ou não. A equipe do Fantástico questiona a procuradora o por que do uso da denominação homossexual, ao invés de heterossexual, ao qual a Claúdia responde ser um questão de português. Aos insatisfeitos com a resposta da procuradora, uma alternativa, seria de quê no exército os alojamentos seriam divididos de acordo com o gênero, impossibilitando assim um ato libidinoso heterossexual.
A ânsia da mídia, entre outras instâncias sociais, de declarar guerra ao preconceito de gênero, acaba causando o efeito contrário, ao utilizar novos preconceitos para diluir velhos. A sociedade deve ser conscientizada, a fim de que entendam a "lógica da coisa", não através de discursos repressivos e moralizadores que esqueçam que a causa está mais aprofundada do que sua conseqüência.


Confiram entrevista:

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Duelo de Titans

Não há dúvidas quanto a importância social do jornalismo e de seus profissionais. Porém, a legitimação social do campo não deve ser confundida com imunidade dos jornalistas. O colunista da Veja, Diogo Mainardi, ganhou na última Sexta- Feira, o processo que o condenava a pagar R$30 mil ao Secretário de Comunicação, Franklin Martins, por calúnia e difamação.
A briga de "gigantes", começou quando Mainardi publicou que Franklin, na epóca comentarista político da Globo, influenciou a indicação do seu irmão a um cargo na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Franklin rebateu com a ação por danos morais, além do esclarecimento em “Desafio a um difamador”. O duelo seguiu então, com o texto de Mainardi “Franklin, o ‘Conceituado’” além de outras três colunas dedicadas a Franklin.
O ganho de causa de Mainardi, exemplifica um estado em que a moral nada vale, no qual "quem tem boca fala o que quer". O prejuízo, logicamente, fica com o acusado, que se não tiver poder de fala, jamais ganhará um direito a resposta. E, em casos mais extremos, como o aqui recém-citado escola base, os prejuízos serão eternos.
Em contrapartida, este fato demonstrou que nem sempre os representantes do estado, utilizam de sua influência para ganhar processos. A sorte, é que a maioria dos jornalistas, não saem por aí difamando as pessoas sem provas, como o coleguinha Mainardi. Em suma: o mundo, ainda, tem jeito.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nota: Entre(te)linhas


Ontem durante a chamada do JN, nosso queridissímo William Bonner, chamou um condenado de matar seis mulheres, de monstro (repetido também no site da matéria). Bonner, que é o símbolo-mor do jornalismo claro e imparcial (ao menos no imaginário popular), há muito perdeu a vergonha de emitir juízos de valor, mas de uma forma discretissíma, diga-se de passagem. Aliás, o telejornal mais assistido do Brasil, reforça a ignorância e o preconceito ao fazer afirmações como a de que os nordestinos que moram em São Paulo (20% da população do estado), ficariam com os corações divididos, devido ao jogo Corithians e Sport. Bem... Espero que o Jornal Nacional tenha a dignidade de se definir, ao invés de vender gato por lebre.












domingo, 1 de junho de 2008

Jornalistas são torturados durante reportagem em favela

É impressionante como certas situação se normalizam na loucura da vida cotidiana. A violência, por exemplo, não impressiona mais ninguém, cada dia mais os criminosos se tornam mais audaciosos, a ponto de inibir qualquer tipo de ação contrária aos seus "ideais". Há 15 dias uma equipe de reportagem do jornal "O Dia" foi seqüestrada e torturada numa favela do Rio de Janeiro. Na equipe havia dois homens e uma mulher que, foram torturados ao lado de um morador da região. Eles faziam uma reportagem investigativa na área. O fato só foi divulgado neste Sábado a fim de não atrapalhar as investigações. Entre o grupo de criminosos (cerca de dez) haviam policiais. Espero, sinceramente, que este acontecimento tenha um final, senão feliz, justo. Afinal, a tortura já foi cometida e não paliativos que justifiquem isto. Os detalhes podem ser visto no site do próprio jornal, além de um caderno especial dedicado a história, e a nota oficial do mesmo. Ficaremos então à espera de um dia em que poderemos exercer a nossa profissão fora da janela de casa.